O ponto de partida do enredo será a Revolta dos Búzios, também conhecida popularmente como Conjuração Baiana, movimento popular que lutou pela emancipação da colônia e pela abolição da escravatura em 1798, e que foi liderado por quatro mártires negros. O acontecimento histórico escolhido foi o tema do Novembro Negro 2012, campanha estadual do governo da Bahia, realizada através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) durante o mês da consciência negra.
“Para o Governo da Bahia, em nome do governador Jacques Wagner, e para mim em particular, é uma satisfação muito grande saber que uma instituição tão importante como a Nenê de Vila Matilde irá falar sobre esse tema no Carnaval de São Paulo, que tem alcance nacional e internacional. Com certeza, será um grande apoio para nossa luta por igualdade de oportunidade a todos”, comenta o secretário de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia, Elias Sampaio.
O anúncio do enredo foi feito oficialmente pelo presidente da Nenê de Vila Matilde, Rinaldo Andrade. “Estamos em um momento especial, crescendo a cada dia. Vamos precisar da união de todos para levar esse tema à avenida com muita alegria para lutarmos pelo título novamente”, afirma.
O secretário da Sepromi, Elias Sampaio, lembra que a Revolta dos Búzios foi a primeira grande manifestação popular do Brasil. “Aquela foi uma luta de negros, brancos, pardos, índios, enfim, de todos que queriam oportunidades melhores para a população. Para nós baianos representa muita coisa. Nos espelhamos até hoje nos ideais daquela manifestação para o nosso trabalho”.
Lucas Dantas de Amorim Torres, Luís Gonzaga das Virgens e Veiga, Manoel Faustino Santos Lira e João de Deus do Nascimento são os nomes dos heróis da maior revolução política e social da história do Brasil. A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou em 2011 a Lei 12.391, de autoria do deputado federal Luiz Alberto, que determina a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios no Livro de Aço dos Heróis Nacionais. Foram os primeiros brasileiros nascidos na Bahia que receberam esta honraria.
Fonte:http://www.sepromi.ba.gov.br/modules/noticias/item.php?itemid=470
Nenhum comentário:
Postar um comentário