Custom Search

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Thobias do Vai-Vai : Homenageado da semana!!!


Thobias da Vai-Vai
Músico/cantor/intérprete, radialista e ator

Nascido em 11 de setembro de 1958 na zona norte de São Paulo, em uma família de músicos e musicistas por vocação, porém que sempre desenvolveram atividades profissionais em outras áreas. Thobias foi o primeiro na família a tornar o dom, profissão.

Com uma voz de timbre marcante e suave, canta e encanta a todos por onde passa.

Thobias iniciou sua carreira em meados de 1981. Em 1982, quando ainda funcionário da ‘Sabesp’, e entre uma participação e outra em variadas rodas de samba da cidade de São Paulo, participou de um Festival de Compositores realizado pela mesma empresa, onde a canção ‘Vai Canoa’, do colega Cláudio Miragaia recebeu a segunda colocação do festival, e o intérprete desta canção, Tobias, como assim ainda era escrito seu nome, recebeu o prêmio de Melhor Intérprete do Festival, nada mal para alguém que começava.

A seguir deste episódio optou então por seguir sua carreira, e passou por alguns programas de calouros, como o do apresentador Raul Gil, por exemplo, onde conseguiu a segunda colocação dentre os finalistas do mês.

Em 1983 assumiu o posto de intérprete do então ‘bloco’ Gaviões da Fiel, que naquele tempo fazia parte da já então gloriosa G.R.C.S.E.S.Vai-Vai, que o chamou para ser então, o intérprete oficial da escola em 1985, com o enredo "Água de Cheiro", em seguida obteve 8 títulos junto à escola. Deixou oficialmente o posto de intérprete, após algumas idas e vindas, em 2000 e passou a se dedicar melhor à sua carreira de cantor. Em 1998 passou a ser também vice-presidente da escola, sendo o primeiro artista do samba brasileiro a assumir um cargo administrativo de tamanha responsabilidade dentro de uma escola de samba.

Mas Thobias foi além, e presidiu a escola de 2006 a início de 2010, sendo campeão novamente em 2008, totalizando 9 títulos junto à escola, dos 14 que a Vai-Vai possui, como escola de samba.
Thobias da Vai-Vai, como assim hoje é conhecido mundialmente, há mais ou menos 25 anos adotou e foi e adotado pelo bairro do Bixiga em São Paulo, local sede desta escola de samba paulista.

E em seus 30 anos de carreira já participou de inúmeras gravações, sendo para escolas de samba de todo o Brasil, comerciais, participações especiais com outros artistas, como Beth Carvalho, Oswaldinho da Cuíca, Demônios da Garoa, entre tantos outros, além de seus 8 discos solo oficiais. Sendo seu último trabalho oficial de 2006, intitulado ‘Paulicéia’.

Produzido com muito apreço pelo próprio artista em conjunto ao produtor Enzo Bertollini. É um trabalho independente e considerado seu melhor disco, por ter ‘seu toque pessoal e especial’, em músicas sob sua produção e interpretação emocionante como nunca.

Em 2004, produziu o CD, “Serestas, Sambas e Canções”, um trabalho em conjunto ao Grupo Nosso Choro e outros artistas, com a finalidade de dar apoio e divulgar o Lar Batuíra de Idosos, da Casa Transitória.

Considerado um dos maiores intérpretes do samba por muitos especialistas, Thobias está muito longe de ser um simples cantor, com uma voz de sonoridade especial, interpreta e emociona profundamente o público.

Possui diversos prêmios como intérprete, apenas como ‘Intérprete de Escola de Samba’ são 6 prêmios recebidos, isso sem citar outras categorias.

Viajou por diversos países do mundo levando o samba e toda a sua ‘brasilidade’, como um ‘discípulo de Osvaldo Sargentelli’, forma carinhosa como se apresenta o próprio artista, que foi com quem viajou pelo mundo e aprendeu os primeiros passos sobre o mundo artístico do samba.

Dentre essas viagens destacam-se turnês pelo Caribe, Argentina, Uruguai, Paraguai, Coréia e China, ao lado de Sargentelli, e em seu próprio espetáculo.

Em 2006, Thobias participou como ator dos filmes “Antônia” e “O Cheiro do Ralo”.
Como radialista, sua segunda paixão, realizou programas nas rádios FM Imprensa, Brasil 2000 e América.

É também um dos fundadores da Afrobrás – Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sociocultural, a mantenedora da UniPalmares - Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares, da qual é ‘Presidente de Honra’.



Fonte:http://www.thobiasdavaivai.com.br/biografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário