Custom Search

sábado, 18 de agosto de 2012

Matemática na escolha de Samba-Enredo?

Como escolher o Samba - Enredo correto para a escola?

Hoje nesse texto irei abordar sobre a escolha de samba-enredo nas agremiações carnavalescas.

Pesquisando por aí nos sites especializados em carnaval e também nos bate-papos com os amigos , sempre deparamos com muitas dúvidas sobre esse quesito.

Muitos defendem que o samba tem que ser escolhido por ser a letra mais bonita , outros defendem que o samba pra ser escolhido tem que ter uma melodia marcante , nessa parte acredito que a junção dos dois seria perfeito.

Porém acredito que para chegarmos à escolha do melhor samba para a agremiação temos que cair na matemática , pois o samba não pode ser analisado somente por si mesmo.

Vou explicar o porque da matemática na escolha de samba.

Pois se partirmos do prinicipio que o samba interfere em outros 3 quesitos (Harmonia , Evolução e Bateria) , além é claro do seu proprio quesito , a escolha tem que ser feita após analisar todos esses quesitos , o samba que melhor se enquadrar em todos os quesitos deve ser escolhido.

Pois se analisarmos uma situação , nem todo samba bonito de letra , tem um encaixe facil com o andamento da bateria da agremiação , não havendo o entrosamento do samba com a bateria , além da bateria perder pontos , isso também acabará comprometendo a Harmonia da escola , já que o não encaixe da bateria com o samba comprometerá também o canto da escola , e isso acontecendo automáticamente a evolução da escola será prejudicada , pois haverá o desencontro entre as bases de sustentação do ritmo e de evolução.

Então analisando dessa forma , na minha concepçao de pensamentos acredito que o melhor samba para a escola nem sempre é aquele samba mais bonito , pois de nada adianta um samba bonito se esse samba não trará as notas de outros quesitos , então entendo que o melhor samba é aquele que poderá garantir o maior número de pontos pra escola, as vezes você pode optar por um samba que não terá a nota máxima no quesito samba , porém sua melodia facilitará a conquistas das notas dos outros quesitos.

Todos os anos deparamos com criticas à baterias e seus mestres , ao Depto de Harmonia e seus diretores , à Ala Musical , pois as notas não foram as esperadas para esses departamentos.

Mas poucos se atentam que essas notas baixas ,ou esse rendimento abaixo pode estar atrelado a uma escolha de samba errada.
Enfim é isso , essa opinião que deixo a vocês , usem a matemática , o carnaval é uma festa, mas virou profissional , então temos que deixar muitas vezes o coração de lado e agirmos com a razão.



Denilson Fornaciari

Nenhum comentário:

Postar um comentário