Custom Search

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Compositores e Escolas de Sambas : União para o bem do carnaval!!!

Muita gente ainda imagina que carnaval é só em fevereiro , mas a chegada ao meio do ano mostra a grande verdade dos fatos , é nessa época que as escolas começam a se agitar , começam divulgar os seus enredos , fato que traz muita alegrias àqueles que não veem a hora desse momento chegar.

Estou falando dos compositores de sambas-enredo , que nessa época recebem as sinopses de enredos , tiram suas "canetas" da gaveta e vão em busca de inspiração para suas obras.

Muitos compoem para várias escolas , fato que demosntra a quebra de barreiras entre as agremiações , pois até um passado não muito distante algumas agremiações tinham suas alas de compositores fechadas , ou seja , só aceitavam sambas de autoria dos compositores da própria escola.

Mas em contrapartida tal ocorrência também vem demonstrar a falta de identidade de alguns compositores com suas agremiações , pois a busca pelo reconhecimento e também o fator financeiro fazem os compositores migrarem de uma agremiação para outra ,e muitas vezes não chegam nem a criar uma identificação com tal entidade.

Muitos condenam tal situação e sugerem a volta das "alas fechadas" , pois dizem que essa falta de identidade que está levando à ausência de grandes obras carnavalescas.

Mas , no meu ponto de vista , a ausência de uma grande obra , ocorre mais pela mudança e evolução do carnaval do que referente à falta de identidade dos compositores com as escolas , pois antigamente os compositores tinham mais liberdade para criar suas obras , hoje muitas vezes o enredo é patrocinado , e esses enredos tem a necessidade de ser colocadas palavras ou até mesmo frases relativas ao patrocinador no samba , ocasionando assim na necessidade do compositor em deixar a liberdade poética de lado e se render a essas obrigatoriedades de enredo.

Eu acredito que algumas coisas nesse ambito tem que ser revistas e discutidas , pois não basta simplesmente as agremiações buscarem o 'fechamento" dessas alas , tem que buscar oferecer uma condição melhor aos seus compositores , pois entre essa falta de identidade dos compositores, também existe a falta de valorização que os mesmos recebem em determinadas agremiações.

Além do fator financeiro , essa "desvalorização" em suas respectivas escolas , faz com que os compositores busque novos horizontes , novos rumos e assim acabam migrando para outras agremiações , e isso acaba fazendo com que as escolas que perdem seus compositores se enfraqueçam internamente nesse quesito.

Analisando mais friamente essa situação ,chego a conclusão de que existe a necessidade mais que urgênte de repensar e discutir sobre esses caminhos que foram tomados , antes que seja tarde e o carnaval perca seu brilhantismo .

Brilhantismo esse que está contido no talento e na inspiração dos compositores , que fazem de suas obras ," seus próprios filhos", e que muitas vezes gastam o que tem e o que não tem , para assim conseguir expor seus trabalhos em prol do carnaval.

A junção do respeito entre entidades carnavalescas e compositores com suas origens, só trariam fatos benéficos ao carnaval , pois todos sairiam ganhando , as agremiações ganharia com ótimas obras e a fortificação de suas alas de compositores , os compositores ganharia com sua liberdade de criação e com sua valorização e os amantes do carnaval com a apreciação de ótimos sambas e carnavais.

O caminho a seguir está mais que evidente , vamos torcer para que consigamos alcança-lo , pelo bem do carnaval , pelo bem das escolas e pelo bem dos compositores .

E de momento quero também desejar uma boa sorte a todos que fazem parte dessa arte que é compor samba , e que suas inspirações estejam sempre afloradas e que assim possam nos agraciar com ótimos sambas nesse carnaval 2013.

"No samba , os compositores são adversários em suas disputas , mas jamais serão inimigos"

Por : Denilson Fornaciari

Nenhum comentário:

Postar um comentário